Associação dos Aprovados no Concurso do PSF de Campos

A Associação dos Aprovados no Concurso do PSF de Campos é uma entidade sem fins lucrativos, que tem entre outras, a finalidade de lutar pela homologação do Concurso objeto do EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO 01/2008 – SEMUS .


Orkut - Comunidade do Concurso do PSF em Campos/RJ

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Pesquisa do IPEA indica 80,7% de aprovação do atendimento da Equipe de Saúde da Família

A cada dia chegam mais notícias sobre a qualidade do atendimento feito pelas Equipes de Saúde da Família (ESF) e a aprovação da qualidade dos serviços pela população, demonstrando que a solução dos problemas de saúde passam pela adoção da Estratégia da Saúde da Família.
Dessa vez foi uma pesquisa do IPEA , denominada SIPS - Sistema de indicadores de Percepção Social - que aponta uma aprovação de 80,7% do atendimento das ESF.
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) é uma Fundação Pública vinculada à Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República e atua como importante agente no cenário das políticas públicas. O Instituto tem o compromisso de articular e disseminar estudos e pesquisas, subsidiar a elaboração de planos, políticas e programas governamentais, assessorar processos decisórios de instituições governamentais, além de cooperar com governos e entidades internacionais no seu campo de atuação o que fornece suporte técnico e institucional às ações governamentais – possibilitando a formulação de inúmeras políticas públicas e programas de desenvolvimento brasileiro – e disponibiliza, para a sociedade, pesquisas e estudos realizados por seus técnicos.
Os dados da pesquisa foram coletados no período de 3 a 19 de novembro de 2010, As entrevistas foram realizadas nos domicílios dos entrevistados. O questionário foi aplicado a uma amostra de 2.773 pessoas residentes em domicílios particulares permanentes. A amostragem considerou a distribuição dos domicílios em cotas para Brasil e regiões e as variáveis de controle validadas
posteriormente: sexo, faixa etária, faixas de renda e escolaridade. Os parâmetros básicos para definição dessas distribuições vieram da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) realizada em 2008 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os resultados da pesquisa foi divulgado em 11 de fevereiro de 2011 (veja aqui a pesquisa na íntegra).
O objetivo da pesquisa foi servir tanto como indicador essencial para o setor público estruturar da melhor maneira suas ações, como também uma forma de a sociedade civil entender o que de fato se configura como de interesse comum e quais os fatores mais requisitados ao Estado.
Com relação à estratégia de Saúde da Família, os entrevistados que tiveram seu domicílio visitado por algum membro da ESF nos últimos 12 meses foram solicitados a avaliar o atendimento prestado. Os entrevistados que haviam utilizado ou acompanhado alguém de sua família, nos últimos 12 meses, em algum dos outros quatro serviços do SUS pesquisados também foram solicitados a avaliar o atendimento recebido. Todos os entrevistados, inclusive aqueles que não haviam utilizado, nem acompanhado alguém nos serviços do SUS, foram perguntados sobre qual medida prioritária sugeririam para melhorar o serviço em questão.
Dessa forma, deve ficar claro que o SIPS aborda a percepção sobre os serviços de saúde a partir da visão de todos os entrevistados ou daqueles que utilizaram ou acompanharam alguém na utilização dos serviços.
O atendimento pela Equipe de Saúde da Família é o serviço mais bem avaliado.
Para os entrevistados que relataram ter utilizado ou acompanhado alguém de sua família que tenha utilizado pelo menos um dos serviços do SUS pesquisados no SIPS, foi solicitada uma avaliação de como costuma ser o atendimento prestado para o serviço específico.
Dentre os serviços prestados pelo SUS que foram pesquisados pelo SIPS, o atendimento por membro da ESF foi aquele que obteve a maior proporção de opiniões positivas entre os entrevistados7. No Brasil, 80,7% dos entrevistados que tiveram seu domicílio visitado por algum membro da Equipe de Saúde da Família opinaram que o atendimento prestado é muito bom ou bom. Apenas 5,7% dos entrevistados opinaram que esse atendimento é ruim ou muito ruim.

Não há mais como negar os evidentes benefícios da adoção da Estratégia da Saúde da Família e sua adoção se faz necessária como substitutiva do modelo antigo de Atenção Básica.
Campos adotou essa Estratégia, mas sua implantação vem sendo feita de forma muito lenta, apenas 28 profissionais foram convocados, apesar de haver 740 vagas disponibilizadas em concurso realizado há mais de dois anos. Acelerar a implantação de todas as Equipes de Saúde da Família é uma necessidade imediata da população e significará a solução de grande parte dos inúmeros problemas presentes em Campos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários devem ser de interesse dos concursados.
Não será permitido comentários anônimos, ofensivos ou discussões que fujam aos objetivos dos aprovados no concurso PSF Campos.